terça-feira, 31 de março de 2009

Escola de Lagoa do Jucá é reformada

A comunidade Lagoa do Jucá está que é só alegria com a reforma da Escola Municipal João Bernardino. Como fruto da vitoriosa parceria entre o Governo Municipal e a comunidade, o prédio agora está novinho e pronto para receber estudantes da própria Lagoa do Jucá e comunidades vizinhas.
As obras aconteceram durante os meses de fevereiro e março. E marcaram a conclusão da primeira escola reformada pela atual gestão da Dália da Serra. Primeira de muitas outras que virão, pois a qualidade da educação (desde a infra-estrutura à qualidade dos professores) é uma das preocupações primordiais do Governo Municipal de Taquaritinga do Norte.

Justiça concede à PMTN tutela de reintegração de posse de terrenos invadidos

Foi concedida à Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, na última quinta-feira (26), a antecipação da tutela de reintegração de posse da área pública invadida por famílias na Beira Rio e Bairro Zamba, desde outubro do ano passado. A concessão foi dada pelo juiz da Comarca de Taquaritinga do Norte, Dr. Roberto Jordão de Vasconcelos.
Pela primeira vez na história deste município, a administração agiu com o intuito de acabar com as invasões em áreas públicas, contrariando as ações de antigos gestores, que nada fizeram para proibir tal prática, os quais angariaram favores políticos aos invasores, desrespeitando a lei ao escolher correligionários para lotear o patrimônio público.
Como é do conhecimento da população taquaritinguense, essa invasão foi condenada pelo prefeito Evilásio desde o início da sua gestão. Época em que o mesmo demonstrou, através de entrevistas em rádios e reuniões com as famílias envolvidas suas obrigações como administrador público, coibindo essa prática e, caso ele não agisse desta forma, ficaria sob pena de ser responsabilizado através da Lei de Improbidade Administrativa, a qual pune os gestores que não agem em defesa do patrimônio público. Além do que, a área invadida já está projetada no município para ser destinada a um espaço de lazer ou educacional que beneficiará o bairro Zamba e localidades vizinhas.
Pensando no problema social que essa desapropriação vai gerar e tendo em vista que algumas famílias não têm onde se abrigar, o prefeito enviou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei criando o Fundo Municipal de Habitação. E será com a criação desse FMH que o Governo Municipal realizará cadastramento de todas as famílias que não têm onde morar, levantando assim a situação habitacional de Taquaritinga do Norte. Após essa etapa, a prefeitura irá integrar tais famílias no programa federal de moradias populares. Tudo de maneira lícita e em locais adequados. Ato que garantirá uma moradia digna a quem, de fato, precisa.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Uma ótima notícia da Secretaria de Saúde

Foi reativado o centro fonoaudiólogo do Hospital Geral Severino Pereira da Silva. Desde o início do mês de fevereiro, os pacientes estão recebendo mais esse atendimento de qualidade oferecido pela instituição.
Fonoaudiologia, ou terapia da fala, é a ciência que tem como objeto o estudo da comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento e correção dos distúrbios, fluência da voz, dentre tantas outras funções da fala. Para a Dra Morgana Cavalcanti, responsável pelo atendimento no hospital, a profissão vai muito além do que a população pensa. “Previnimos e tratamos as alterações nas areas da comunicaçào oral e escrita, voz, audiologia e motricidade orofacial, atendento de crianças a idosos., afirmou.
Todas as pessoas podem ser atendidas, independente da idade, é só comparecer ao Hospital e fazer sua ficha. Quem se interessar, as consultas acontecem todas às terças-feiras das 10h às 15h, e às quartas-feiras das 8 h ás 12h.

Prefeitos da região se unem em forma de protesto contra a redução do FPM

Ontem (25), os prefeitos das cidades de Frei Miguelinho, Vertentes do Lério, Surubim, Vertentes, Toritama e Taquaritinga do Norte prestaram entrevista à rádio Farol FM no programa de Paulo Sobral. Entrevista essa que foi retransmitida pela Rádio Integração FM, de Surubim. Os prefeitos se manifestaram contra a redução da quota do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que nesse mês de março teve uma redução de 19 % do esperado na segunda parcela. Os mesmos falaram das dificuldades que estão enfrentando com a redução. Dinheiro que se somado até o momento e comparado ao mesmo período do ano passado, já chega a 56% de redução. A queda nos repasses é sintoma da crise econômica que levou à redução do IPI (Imposto sobre produtos Industrializados) e do Imposto de renda.
Os prefeitos explanaram as situações que os municípios passam, na dificuldade em pagar a folha de pagamento em dia, onde esse mês terá que usar das reservas que as cidades possuem, e se continuar como está não terão como conter as demissões de funcionários.
Segundo Evilásio Araújo, prefeito de Taquaritinga do Norte, foi de grande valia essa união dos prefeitos da região. “Temos que ir a luta de melhorias para nosso povo que nos elegeu e possuímos um compromisso com todos, não podemos ficar parados, se continuarmos assim com essa união teremos um futuro de sucesso, com muitas obras a serem realizadas em nossos municípios” completou.
Já o prefeito de Surubim, Flávio Nóbrega falou da preocupação do presidente Lula para com os municípios. “Tenho certeza que o presidente irá achar uma solução para nosso caso, pois se ele conseguiu tirar o país do FMI, diminuiu a pobreza do nosso país, conseguirá brevemente uma solução para nossos municípios”, destacou.
Para o prefeito de Toritama que é segunda cidade do nordeste que não tem desemprego, Flavio Lima, a situação não é diferente. “Também tivemos uma baixa na quota, e esse mês já houve a necessidade em usar da nossa reserva, se assim continuar não saberei o que fazer” afirmou.
Finalizando o debate os prefeitos disseram que vão esperar as medidas do governo federal e que se a crise continuar irão rumo a Brasília reivindicar melhorias para seus municípios que não podem sofrer por esse pacote de “bondade” do governo Lula com a redução dos impostos.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Festa de São José movimenta distrito de Pão de Açucar

10 dias de comemorações religiosas e 7 noites de festividades profanas celebraram a Festa de São José, no distrito de Pão de Açúcar. Este ano o evento contou com uma nova estrutura e teve mais noites com atrações musicais, num misto de forró, seresta, música eletrônica e religiosa. Tudo isso, com uma reforçada segurança e assistência das equipes de saúde e do Samu, que ficaram de prontidão para possíveis emergências.
Com uma organização para ninguém colocar defeito, a festa reuniu um grande número de pessoas nos seus dias principais e ainda teve cobertura da TV Pernambuco. O cantor Bidinga do Acordeon abriu a programação de shows no dia 13, fazendo todo mundo arrastar o pé ao som da sua animada sanfona. No sábado (14), foi a vez do cantor Saulo Nascimento e da banda MPBaião alegrarem um público que preencheu as principais ruas da Capital da Malha. No dia 15, a festa foi comandada pela I Feijoada da Ação Social, com o show da banda Padauê. E à noite, o romantismo tomou conta do distrito com o cantor Cello Gomes.
Na quarta feira (18), a Capital da Malha foi passarela do II Pão de Açúcar Fashion, com desfiles de roupas comercializadas nas lojas do distrito, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Foi um evento cheio de glamour, realizado na tenda eletrônica “O Cazarão”, montada no centro da festa. Já no dia do padroeiro São José, (19) Jô Lima e o Forrozão Fajopê espalharam seu forró romântico. No sábado (21), dia da tradicional procissão dos motoristas, centenas de carros e motos saíram da comunidade Placas rumo à igreja de São José num clima de fé e devoção. E para animar a noite, a banda Amor Perfeito deu seu show de carimbó, swing, calipso e muito carisma. E depois, a atração mais esperada entrou em cena, a banda Capim com Mel, com a sua mistura de forró antigo e universitário.
O domingo (22) marcou o encerramento das festividades. Logo pela manhã, as crianças pagãs receberam o sacramento do Batismo. Ao cair da tarde, as ruas do distrito foram tomadas por centenas de pessoas, que acompanharam a procissão de São José até a praça central. Lá foi montada uma estrutura inovada e aconchegante para a realização da missa, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Bernadino Marchió. Na oportunidade, ele destacou a sua alegria em participar da celebração e revelou que em breve a igreja de São José passará por uma ampliação. “É muito importante que haja uma colaboração entre a comunidade católica e o poder público. Isso, além de ajudar a superar as divisões, cria um clima de fraternidade”, observou o Bispo.
Em seguida foi a vez da Banda Kairós animar os presentes com muita música, oração e demonstrações de fé. Finalizando, assim, mais um ano da tradicional festa do maior distrito da Dália da Serra.

Encontro Estadual do MEC e da Undime

Após participar do Encontro Estadual do MEC (Ministério da Educação) e da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) a secretária de Educação, Ilka Paloma, voltou a Taquaritinga cheia de novidades para serem executadas na educação municipal. O encontro reuniu todos os dirigentes municipais de educação dos Estados de Pernambuco e Paraíba, e objetivou, principalmente, apresentar a essas pessoas os programas e as secretarias do MEC. O evento foi realizado no Recife no período de 16 a 20 de março, totalizando uma carga horária de 40 horas.
Logo de início, cada dirigente recebeu um laptop (doado pelo MEC para os órgãos de educação), que veio gravado com documentos, manuais e legislações sobre todos os programas do Ministério da Educação. Esses educadores ganharam também um kit com parte do acervo da TV Escola e com o projeto DVD Escola. “O kit integra um conjunto de políticas e ações do Ministério da Educação, cujo foco é garantir a universalização, o elevado padrão de qualidade e o compromisso da Secretaria de Educação à Distância com modernização tecnológica”, explicou Ilka.
Durante o encontro foram realizadas as eleições para as presidências das Undimes de Pernambuco e da Paraíba. Além de abordados os seguintes temas:
· Apresentação do MEC (cronogramas, contatos, programas, com ênfase no Plano de Ações Articuladas – PAR ) – SEB;
·Apresentação do laptop, seu conteúdo e oficina de trabalho com a máquina DTI;
·PAR e as 28 Diretrizes e o Diagnóstico – SEB;
·Brasil Alfabetizado, Mais Educação, Educação no Campo – SECAD;
·Proinfo, Portal do Professor – SEED;
·Formação dos profissionais da Educação – SEB;
·SIOPE – FNDE;
·Censo Escolar – INEP;
·IDEB – INEP;
·Prova Brasil e Provinha Brasil – INEP;
·Oficina para acessar o portal do INEP e do MEC e compreender a metodologia (TRI) da Prova Brasil – INEP;
·Caminho da Escola – FNDE;
·ProInfância – FNDE;
·Educação Inclusiva – Princípios e programas – SEESP;
·Programas de Mobilização (Conselhos, Família, Sociedade) – SEB;
·Orientações ao Dirigente Municipal de Educação: Fundamentos, políticas e práticas – parceria Undime, MEC e UNICEF;
·Eleições da Undime.

terça-feira, 24 de março de 2009

Escola Gilzenete Guerra recebe bancas escolares

Nesta manhã, a Escola Municipal Gilzenete Guerra, localizada no distrito de Pão de Açúcar, recebeu 100 bancas escolares e 16 mesinhas para educação infantil. O benefício veio através da Secretaria de Educação, que observou a necessidade por parte da referida escola.
A secretária Ilka Paloma destaca que foi de suma importância a compra dessas bancas para a escola. “Os alunos necessitavam desta aquisição, principalmente a educação infantil. Essas crianças estavam assistindo aulas em acomodações precárias, o que prejudicava a qualidade do ensino”, revelou.
Isso mostra a preocupação da Secretaria de Educação para com os alunos do município. Além do mais, fora esta aquisição, outras bancas já foram restauradas para suprirem a demanda escolar.

Prefeitos da região se reúnem em Taquaritinga

Na última quinta-feira (19), o auditório Municipal Edivaldo Félix da Silva reuniu prefeitos e autoridades da região. Na ocasião, foi debatida a importância de um aterro sanitário feito por meio de um consórcio intermunicipal entre as cidades de Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Taquaritinga do Norte.
Esse projeto foi criado desde 2001, quando as cidades envolvidas assinaram um termo de ajustamento de conduta. No entanto, até o referido encontro não havia sido cumpridas algumas determinações. Durante a reunião foi discutida, também, a urgência em resolver o caso. Uma vez que a construção do aterro é de grande importância para as cidades que sofrem com o mau armazenamento do lixo.
Para o prefeito de Taquaritinga do Norte, Evilásio Araújo, a preocupação em resolver esta questão é de interesse público. “Aos poucos, estamos incrementando a prática da coleta seletiva no município. Inicialmente isto está sendo feito em algumas escolas públicas. Mas queremos logo expandir, pois nossa maior preocupação é o bem estar da população”, afirmou.
Depois de explanados os pontos positivos e negativos, foi fixado na reunião que os municípios devem cumprir normas deferidas pela CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente e recursos Hídricos). Além de criar comissões, as quais ajudarão no cumprimento de prazos para a realização da obra que beneficiará as cidades envolvidas.

“São José, a vós nosso amor” É festa em Pedra Preta sim, senhor!

A comunidade Pedra Preta esteve em festa no último fim de semana, comemorando o seu padroeiro São José. Missas, procissão, shows e competições esportivas preencheram a programação festiva que aconteceu de 19 a 22 de março.
A festa foi aberta na noite da quinta-feira (19), dia de São José, com a procissão da bandeira. Os fiéis fizeram o percurso da casa de Isaura Nunes até a capela para participarem da missa celebrada pelo Pe. Elias. Na noite da sexta-feira (20) a missa foi prosseguida pela oração do terço. E depois, a comunidade foi animada pelo show do Trio Moxotó. No sábado (21), o dia 21 já começou agitado. Logo pela manhã aconteceram as corridas de bicicletas e das crianças. Na parte da tarde, a competição dos jericos alegrou a população, que já se preparava para a programação religiosa noturna e para assistirem os shows do Trio Moxotó e da banda Skema 5.
E no domingo (22) foi a vez das corridas dos magros, dos gordos e dos idosos. Competições organizadas pela própria população, que além de alegrar e reunir as pessoas estimularam a prática desportiva. Durante a tarde foram realizados os batizados. Em seguida, os devotos puderam fazer suas preces e pagar promessas na missa em ação de graças ao esposo da Mãe de Jesus e na procissão. Esses atos religiosos foram animados pelo Coral Imaculada Conceição, de Gravatá do Ibiapina, e pela Banda Marcial Filarmônica de Barra de São Miguel. E encerrando as comemorações, a noite foi de arrasta pé com a banda Fuleirões do Forró.

sábado, 21 de março de 2009

Prefeitos se reúnem em Taquaritinga

Na ultima quinta feira (19), no auditório Municipal Edivaldo Felix da Silva aconteceu uma reunião entre prefeitos e autoridades da região. Na ocasião foi debatida a importância de um aterro sanitário, em um consórcio intermunicipal entre as cidades de Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Taquaritinga do Norte. Consorcio este, criado desde o ano 2001 e que as cidades assinaram um termo de ajustamento de conduta onde as mesmas não estavam cumprindo o acordado. Foi discutido também a urgência em resolver o caso, pois é de grande importância para os municípios que sofrem com o mal armazenamento do lixo.
O prefeito Evilásio falou da preocupação em resolver esta questão. ”Estamos incrementando a pratica da coleta seletiva no município aos poucos, já nesta preocupação do bem estar da população”, afirmou.
Depois de explanados os pontos positivos e negativos ficaram acordados na reunião, que os municípios devem cumprir algumas normas deferidas pela CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente e recursos Hídricos) e que criem comissões as quais ajudarão no cumprimento de prazos para a realização da obra que beneficiará os municípios envolvidos.

Diversão e aprendizado no Projeto Circo na Escola

Vai, vai começar a brincadeira! Foi assim que ontem (20) a creche da Escola Francisca Moura comemorou o Dia do Circo. Foram momentos de muita alegria e aprendizado. A criançada se preparou com apresentações circenses, e deram um show nas acrobacias. Os palhaços tiraram muitas gargalhadas do público. Sem contar que ainda teve o mágico vestido a caráter com sua cartola e varinha.
O projeto, idealizado pelos professores, vem para incentivar as crianças a desenvolverem o raciocínio, a percepção e a sensibilidade auditiva e visual. O que faz com que cada uma descubra suas potencialidades. Os números apresentados puderam despertar o gosto pela arte, fazendo com que as crianças se integrem entre si, em uma forma de companheirismo. “Esse tipo de modalidade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico das crianças. Elas aprendem brincando e se divertindo, como também desenvolvem a coordenação motora e o companheirismo, entre tantas benfeitorias”, observou a professora Helba Kionara.
Outro destaque do projeto é a conscientização a cerca da preservação da natureza. Os professores ensinaram que os animais não devem ficar presos nos circos, e sim em seu habitat natural. As crianças puderam fazer relatos de como tratar bem os animais e preservar a natureza.
E como em todo circo, não poderia faltar o algodão doce. A gulousema que foi distribuída entre a criançada, que fez a festa. e dessa forma foram fechadas as cortinas do grande espetáculo.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Governo com Transparência

Para conhecimento da população taquaritinguense, informamos os valores creditados em nossa conta corrente na agência do Banco do Brasil S/A de Taquaritinga do Norte – PE. Crédito esse referente à cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em data de 20 de março de 2009.
Cota FPM – 20/03/09 .................................R$ 59.097,17

Discriminação:

Cota FPM ............................................R$ 37.940,41

Saúde ..................................................R$ 8.864,56

FUNDEB...............................................R$11.819,43
Retenção PASEP ..................................R$ 472,77

quinta-feira, 19 de março de 2009

Secretaria de Agricultura realiza mais um curso

Ontem (18), a Secretaria de Agricultura com parceria do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) trouxe mais um curso para a população Taquaritinguense: o de Associativismo. O mesmo aconteceu na Câmara Municipal dos Vereadores, e teve como objetivo incentivar a população a desenvolver empreendimentos coletivos, através de organizações e cooperativas. Medidas que são consideradas serem caminho seguro na tentativa de obter conquistas sociais e econômicas para uma melhoria de vida a todos.
"É através de cursos como este que obtemos conhecimentos para que no futuro possamos criar associações com todos os requisitos necessários. E isso fortalecerá ainda mais as comunidades”, afirmou o aluno Airton Pereira.
Esse mesmo curso está acontecendo hoje (19) na comunidade do Algodão. Localidade que está satisfeita em receber mais essa oportunidade de aprendizado e crescimento.

Pedra Preta em festa!


Várias cidades e comunidades da região estão em festa, comemorando o dia de São José, o 19 de março. E o Sítio Pedra Preta é uma das localidades que tem o esposo da Mãe de Jesus como seu padroeiro. Por esse motivo, de 19 a 22 de março, essa comunidade está repleta de alegria, festividades religiosas e profanas.
A festa será aberta com a procissão da bandeira, que acontecerá às 19 horas da próxima quinta-feira (19). O ato religioso sairá da residência de Isaura Nunes, em direção à capela, onde o Pe. Elias celebrará a missa. Nas noites da sexta-feira (20) e do sábado (21) também haverá missas, as quais serão antecedidas pela oração do terço.
Na vila, as festividades não religiosas começarão na manhã do sábado com as competições esportivas que já viraram tradição. Às 9 horas será realizada a V Corrida de Bicicletas. E a partir das 15 horas, será a vez da divertida Corrida dos Jericos, que está em sua sétima edição. À noite, a banda de forró Skema 5 irá comandar a programação profana.
E no domingo (22), pela tarde, as crianças pagãs da Pedra Preta ira receber o sacramento do Batismo. Às 16 horas será iniciada a procissão de São José, que será encerrada com a celebração da missa. Na ocasião, a Banda Marcial Filarmônica de Barra de São Miguel e o Coral Imaculada Conceição, do distrito de Gravatá do Ibiapina, ajudarão a abrilhantar ainda mais a tarde com as suas melodias. E para os amantes do arrasta pé, do dançar agarradinho, logo após as festividades religiosas, a banda Fuleirões do Forró fará o seu animado show.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Solidariedade e animação na I Feijoada da Ação Social


Já diz o velho clichê: “matar dois coelhos com uma cajadada só”. E foi isso o que aconteceu com a I Feijoada da Ação Social. Festa realizada na tarde de ontem (15) na churrascaria Canal da Bola, localizada no distrito de Pão de Açúcar. O evento promoveu agitação para os participantes, e com o dinheiro arrecadado serão compradas cestas básicas para serem distribuídas às famílias carentes do município.
Uma deliciosa feijoada com frutas, banho de chuveirão e o eclético e animado show da banda Padauê garantiram a animação das centenas de pessoas presentes no evento beneficente. Promovido pela Secretaria de Ação Social, o evento foi um sucesso, e o público já está até falando na sua segunda edição. “A festa foi ótima. E sabendo que foi para ajudar às pessoas carentes, ficou melhor ainda. Estou louco que chegue logo o do ano que vem”, afirmou o mecânico Gilmar Fernandes. “Esse foi um modo que encontramos de promover alegria para as pessoas que gostam de festa e para aqueles que necessitam de ajuda”, revelou a secretária de Ação Social, Mauricéa do Carmo.
O prefeito, o vice-prefeito de Taquaritinga e suas respectivas famílias estavam presentes no evento e também apoiaram a idéia da Ação Social. “Essa iniciativa foi louvável. Por isso eu faço um apelo para que eventos deste tipo aconteçam mais vezes no nosso município”, disse Evilásio Araújo. O vice-prefeito também aproveitou a oportunidade expressar sua alegria. “Agradeço a todos que colaboraram e espero que possamos realizar um evento ainda maior no próximo ano”, desejou Lero.
A equipe da Secretaria de Ação Social ainda está computando a quantidade de alimentos que o dinheiro arrecadado conseguirá comprar. E em breve estará distribuindo as cestas básicas para os mais necessitados do município.

A Ação Social agradece aos patrocinadores desta feijoada beneficente:

Via única - Camisaria Mestre - Saulo Nascimento - Índiu’s Bravos - Gilson Carlos - Geovane Pequeno - Michelson Arnóbio - Ronaldo Veiga - Beta - Fera Livre - Zetec Tecidos - Posto Ferreira - Print Designer - Distonia - Lobo Feroz - Socelta Jeans Wear - Colégio Cetec - Zélia Mestre - Coisa Nova

Festa de Pão de Açúcar movimenta fim de semana


Desde a última sexta-feira (13) que o distrito de Pão de Açúcar está comemorando as festividades do seu padroeiro São José. Este ano a festa tem mais atrações e uma variação maior de estilos musicais. Além da parte religiosa com missas e novenários que tocaram os corações dos fiéis.
Quem abriu os shows foi o santacruzense Bidinga do Acordeón. O forrozeiro mostrou que a sexta-feira 13 não teve nada de macabra, mas sim de muito forró e alegria. Na noite do sábado (14), Saulo Nascimento e a banda MPBaião cantaram para um público que lotou as principais ruas da Capital da Malha.
Já ontem (15), o distrito passou o dia em festa. À tarde foi realizada a I Feijoada da Ação Social. Evento que contou com o show eclético da banda Padauê. E à noite, o cantor recifense Cello Gomes espalhou seu romantismo através das suas interpretações internacionais.
As festividades religiosas continuam. A programação profana vai dar uma paradinha e retornar a partir da próxima quinta-feira (19) com o show de Jô Lima e Forrozão Fajopê.

Taquaritinga no Encontro Estadual do MEC e da Undime


Hoje (16) a secretária de Educação do município, Ilka Paloma, foi para a capital pernambucana participar do Encontro Estadual do MEC e da Undime com os dirigentes municipais de Educação. O evento começará nesta tarde e será encerrado no final da próxima sexta-feira (20).
O maior objetivo do encontro é a apresentação dos principais programas e projetos do Ministério da Educação. Tais encontros estão acontecendo desde a segunda quinzena do mês passado, cada semana em um Estado diferente. O de agora abrange os profissionais de Pernambuco e da Paraíba.
Em informativo enviado aos profissionais da Educação, os órgãos responsáveis pelo evento explicam o que acontecerá após os 11 encontros a serem realizados por todo o país:
Após o término do Encontro será realizado o Fórum Estadual da Undime de cada estado, momento em que são escolhidos a diretoria estadual, os delegados e conselheiros que irão compor o colégio eleitoral nacional da Undime. No 12º Fórum Nacional, que será realizado de 4 a 7 de maio em Curitiba/PR, serão eleitos a diretoria executiva e o conselho fiscal. O 12º Fórum Nacional da Undime é um dos mais importantes eventos da educação no Brasil e cerca de 2.500 educadores são esperados.

Secretaria de Agricultura e Pecuária inicia cadastramento de animais

A partir de hoje (16) a Secretária de Agricultura e Pecuária está realizando um cadastramento que tem dois objetivos. Fazer um levantamento da quantidade de animais bovino, caprino, ovino, asinino, suíno e eqüino existentes no município e agendar com os criadores as datas de vacinação. Isso porque no dia 1º de abril a secretaria, em parceria com a Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco), estará iniciando a campanha de vacinação contra a raiva e a febre aftosa.
Para que o cadastramento e, em conseqüência, a campanha de vacinação tenham êxito é necessário que os criadores se dirijam à Secretaria de Agricultura e Pecuária levando a identidade e o CPF. Depois de feito o cadastro com o criador, a equipe da Agricultura, junto ao técnico da Adagro, irá até as propriedades informadas para fazer o cadastramento dos animais.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Professores municipais participam de capacitação


Os professores da rede municipal de ensino participaram ontem (12) de uma capacitação que abordou o tema "Planejamento". O encontro aconteceu na Escola Francisca Moura da Silva, e foi ministrado pela equipe de consultoria do município. Essa equipe é formada por coordenadores de ensino, e foi montada na atual administração municipal, que reconhece a credibilidade dos profissionais locais.
Na ocasião, os educadores tiveram a oportunidade de obter informações e dicas de como elaborar seus planejamentos. Outro tema abordado foi a nova forma de avaliação, que voltará a ser feita através de notas, e não mais pelos conceitos DNC, DEC e DC.
“É de grande valia esse encontro para os professores do município, pois eles se estruturam na nova forma de planejamento de acordo com as normatizações adotadas no ano em vigência”, destacou a secretária de Educação, Ilka Paloma.

Prefeito Evilásio é entrevistado por Magno Matins


O prefeito Evilásio Araujo foi entrevistado ontem (12) por Magno Martins, um dos mais conceituados jornalistas políticos do Nordeste. A entrevista foi parte do programa Frente a Frente, que é transmitido por 18 emissoras de rádio no Estado de Pernambuco.
Na ocasião, o prefeito falou sobre a importância em divulgar a Dália da Serra para que ela se desenvolva turisticamente. "Taquaritinga é um oásis na região", denominou o Evilásio.
Ele destacou, também, a sua preocupação em fazer política com a essência da palavra e não, voltada para a politicagem. Outro tema abordado foi um projeto de implantação de um teleférico na cidade. Tendo como exemplo o teleférico de Triunfo, que alavancou o turismo do lugar. "Exemplos bons devem ser copiados”, enfatizou o prefeito.
Ao final da entrevista, "Barack Obama do Nordeste", como está sendo chamado carinhosamente o prefeito taquaritinguense, convidou Magno Martins para uma visita à Dália da Serra.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Ação Social promove I feijoada beneficente


Aproveitando a movimentação da Festa de São José no distrito de Pão de Açúcar, a Secretaria de Ação Social irá realizar no próximo domingo (15), a I Feijoada da Ação Social. O evento, que tem o apoio dos comerciantes do distrito, acontecerá no Canal da Bola a partir das 12h.
Quem quiser participar, deverá adquirir a camiseta-ingresso no valor de R$ 7,00 e doar 2 kg de alimentos não perecíveis. Estes ítens serão transformados em cestas básicas para serem doadas à população carente. As 300 primeiras camisetas vendidas virão com o kit feijoada, composto com uma caneca personalizada. Os pontos de vendas serão na Secretaria de Ação Social, localizada na sede do município, no Centro Administrativo de Pão de Açúcar e nos stands espalhados na festa de São José.
"É muito importante que as pessoas participem deste evento. Esta será uma forma da população se divertir e, ao mesmo tempo, ajudar aos mais necessitados do nosso município", enfatizou Mauricéa do Carmo, secretária de Ação Social.

Funcionários do matadouro recebem treinamento

Na última quarta feira (10), os funcionários do matadouro de Taquaritinga receberam um treinamento no auditório da prefeitura, sobre boas práticas e normas de higienização.
No curso foram abordados temas sobre as normas sanitaristas, locomoção dos animais (desde a chegada ao matadouro até ao açougue público), limpeza e higienização.
Segundo o fiscal sanitarista que ministrou o curso, Itamar Gaião, foi de grande importância a participação dos funcionários do matadouro."Nesta capacitação eles tiveram um grande aprendizado no setor e agora estão habilitados para exercerem a função com excelência. O que também beneficiará a população, que passará a consumir um produto de qualidade dentro das normas de higienização", afirmou.

terça-feira, 10 de março de 2009

Festa de Pão de Açúcar - programação oficial

Foi definida hoje a programação oficial da Festa de São José, no distrito de Pão de Açúcar. De 13 a 22 março, venha curtir esse super evento, que neste ano traz atrações quase todas as noites, atendendo a um variado gosto musical.

Dia 13 – Bidinga do Acordeom e Banda

Dia 14 Saulo Nascimento e MP Baião
Pau no Xote

Dia 15Pagode e Feijoada da Ação Social
Cello Gomes

Dia 19 – Jô Lima e Forrozão Fajopê

Dia 20 – Tenda Eletrônica O Cazarão
Loucuras de Amor
Afrodite

Dia 21 – Tenda Eletrônica O Cazarão
Amor Perfeito
Capim com Mel

Dia 22 – Banda Kairós

Pão de Açúcar espera de braços abertos por você!

Governo com Transparência

Para conhecimento da população taquaritinguense, informamos os valores creditados em nossa conta corrente na agência do Banco do Brasil S/A de Taquaritinga do Norte – PE. Crédito esse referente à cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em data de 10 de março de 2009.

Cota FPM – 10/03/09 .................. R$ 334.152,50

DISCRIMINAÇÃO

Cota FPM ..................................... R$ 161.128,98

Saúde ........................................ R$ 50.122,87

FUNDEB........................................ R$ 66.830,50

Retenção PASEP ............................... R$ 2.673,21

INSS – EMPRESA ....................... R$ 41.055,05 INSS – PARC.ADM ...................... R$ 12.341,89

Dia Internacional da Mulher

segunda-feira, 9 de março de 2009

Secretaria de Ação social comemora o Dia da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Ação Social promoveu hoje (09) um delicioso café da manhã para todas as mulheres do município. O eventto aconteceu na sede da secretaria e contou com a presença do prefeito Evilásio Araújo, secretários e, é claro, das grandes homenageadas: as mulheres taquaritinguenses. “Esse é um dia para comemorar a força da mulher moderna, pois nós merecemos”, afirmou a secretaria de Ação Social, Mauricéa do Carmo Gomes.
No cardápio, frutas da época, bolos, sucos, queijos... itens doados por pessoas da comunidade. Assim como vários brindes, que no decorrer do evento foram sorteados entre as participantes em um clima de diversão e confraternização.

Comunicado


A Secretaria de Educação do município de Taquaritinga do Norte comunica a todos os professores municipais que no próximo dia 12 ( quinta feira ) haverá uma capacitação na Escola Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC. Com o tema “Planejamento” a mesma será ministrada pela consultoria do município, formada pelos coordenadores de apoio da secretaria de educação e acontecerá no horário de 08:00h às 12:00h e de 13:30h às 16:30h.

Sua presença é muito importante.

Ilka Paloma Barbosa Figueirôa
Secretária de Educação

15 mil pessoas prestigiam III Moto Fest

O III Taquaritinga Moto Fest, encontro nacional de motociclistas, superou as expectativas dos organizadores. Além de ter sido alvo de muitos elogios do público que “subiu a serra” para curtir os show de rock, pop, blues, forró e acrobacias motociclísticas, e também para admirar os mais inusitados modelos de motocicletas e triciclos.
A sexta-feira (06) abriu o evento em grande estilo, já atraindo um bom número de motociclistas. O que resultou na lotação de todos os hotéis e pousadas da cidade. Durante o dia do sábado (07), a movimentação pelo centro da Dália da Serra foi grande. Os irmãos motociclistas almoçaram uma feijoada gratuita no coreto e depois foram conhecer o maior ponto turístico da cidade: a Rampa do Pepê. À noite, a equipe Força Máxima deu um show de acrobacias. E depois, a banda Área 51, Raul Seixas Couver, Jô Lima e Forrozão Fajopê comandaram a festa numa mistura gostosa de pop, rock e forró.
185 moto clubes participaram do evento. Foram pessoas vindas do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Paraíba, entre outros estados. A praça Padre Otto Sailler foi enfeitada pelas bandeiras desses moto clubes. E mais de 1700 motocicletas tomaram as ruas principais do centro da cidade, “enchendo os olhos” das 15 mil pessoas que compareceram ao encontro.
O evento foi organizado pelo Taquara Moto Club, e segundo o presidente, Marcos Loureiro, teve como maior parceira a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte. A instituição pública patrocinou com o mega palco que foi montado de frente a Igreja Matriz de Santo Amaro, a estrutura de som, iluminação, limpeza, segurança e as bandas de forró. A equipe da Secretaria de Saúde montou um stand na rua, dando apoio durante as duas noites de shows.
Mais uma vez, esse foi um evento de grande porte proporcionado pela Dália da Serra que transcorreu na animação e na paz. Não aconteceu qualquer acidente de trânsito e nenhuma ocorrência foi registrada na delegacia de polícia.

sábado, 7 de março de 2009

Moto Fest começa com sucesso garantido



O III Taquaritinga Moto Fest já se tornou um evento nacional pelo público que atrai e começou “abalando as estruturas” da cidade. Logo na manhã de ontem (06), primeiro dia da festa, começaram a chegar motociclistas de diversas partes do país. Todos com suas motos de deixar qualquer um de “queixo caído”. Nas principais ruas da Dália da Serra, vários comerciantes montaram seus stands para vendas de artigos de motociclismo. E três grandes marcas utilizaram a praça central para exporem seus lançamentos de motocicletas.
Às 21 horas começaram os shows na praça Padre Otto Sailler. A primeira atração foi a banda de rock Perpétuo Insigne. Depois foi a vez do blues tomar conta da noite com a The Bluz Band. E em homenagem ao povo nordestino, o bom forró não poderia ficar de fora. Por isso a banda Skema 5 fez o público dançar agarradinho e arrastar o pé ao som do seu forró universitário.
Hoje a animação começou pela manhã. Durante todo o dia, os irmãos motociclistas ficaram reunidos na praça curtindo rock e se confraternizando. Na hora do almoço, o cardápio foi feijoada. E a comida ficou ainda mais gostosa por ter sido gratuita, ou como dizem os organizadores do evento, foi “0800”. Depois o grupo seguiu para a Rampa do Pepê para conhecer algumas das maravilhas que a natureza da Dália da Serra oferece a todos que ela vêm conhecer.
E à noite terá mais agitação. A partir das 19h30 a equipe Força Máxima de Caruaru encantará a todos com suas acrobacias motociclísticas. E depois, o som será comando pela banda de rock Área 51, seguida pelo shows de Raul Seixas Couver, da cantora Jô Lima e seu Forrozão Fajopê.

terça-feira, 3 de março de 2009

Festa de São José em Pão de Açucar



Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, se prepara para realizar sua tradicional festa de São José, que acontecerá de 13 a 22 de março. Este ano, o evento trará algumas inovações na sua estrutura para acolher melhor o público. E as pessoas poderão conferir uma programação escolhida com carinho para atender à diversidade dos gostos musicais.
A programação profana ainda está em definição. Já a religiosa, que terá o tema “A exemplo de São José, vivamos a Palavra de Deus em família”, tem confirmada a II Caminhada Jovem de Pão de Açúcar, a ser realizada no dia 28. E é a banda católica Kairós quem animará a juventude, prometendo muita alegria e adoração a Deus.
Em breve postaremos aqui a programação completa do evento.

segunda-feira, 2 de março de 2009

GOVERNO COM TRANSPARÊNCIA

Secretaria de Finanças

INFORMATIVO DE RECEITAS


Para conhecimento da população taquaritinguense, informamos os valores creditados em nossa conta corrente na agência do Banco do Brasil S/A de Taquaritinga do Norte – PE. Crédito esse referente à cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em data de 27 de fevereiro de 2009.


Cota FPM – 27.02.2009...........................R$ 168.297,45

DISCRIMINAÇÃO:

Cota FPM........................................R$ 108.047,01
Saúde ......................................... R$ 25.244,60
FUNDEB..........................................R$ 33.659,48
Retenção PASEP ................................ R$ 1.346,36