sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Taquaritinga do Norte engajada na campanha “Outubro Rosa”



O mês de outubro é conhecido internacionalmente como o mês da conscientização e prevenção do câncer de mama e colo do útero. Por isso, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente aderiu ao movimento "Outubro Rosa" e realiza ações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero. O objetivo da campanha é alertar sobre os riscos e a necessidade do diagnostico precoce.

Durante o mês inteiro, serão realizadas diversas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde, intensificando as atividades para Prevenção ao câncer, através da realização de Exames Clínico da Mama e de lâmina. Em alguns casos será necessário o exame de mamografia, onde a paciente será encaminhada ao Instituto Pernambucano – Caruaru (Referência para o Município).

Algumas Unidades Básicas de Saúde da Dália da Serra funcionarão com horários especiais à noite, para atender ao público que não pode comparecer durante o dia. A Coordenadoria de Saúde da Mulher também está engajada nesta campanha e dia 16 realizará uma palestra sobre os temas “Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino”.

Confira o cronograma com as datas e horários específicos para exames nas Unidades de Saúde:

20/10 - USF CAIC (8h às 14hs)
21/10 - USF Vila do Socorro (8h às 14hs)
23/10 - USF Ana Luiza  (8h às 14hs)
27/10 - USF Jerimum (8h às 14h)
28/10 - USF Gravatá do Ibiapina (18h às 21hs)
29/10 - USF Pão de Açúcar (18h às 21hs)


Saiba mais

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Ainda segundo o INCA, existem alguns fatores que são bem conhecidos para o desenvolvimento da doença como, por exemplo, envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, história de câncer de mama na família, excesso de peso, consumo de álcool, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama). Lembrando que as taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos.