quinta-feira, 26 de março de 2015

Iluminação Pública


A Constituição Federal determina que todos os prefeitos dos municípios brasileiros, deverão assumir os ativos de iluminação pública, que antes estavam  sob gestão das distribuidoras de energia. Os ativos incluem luminárias, lâmpadas, relés e reatores. Os postes de luz continuarão sendo administrados pelas distribuidoras de energia.

Porém cerca de 1.809 cidades dos estados de Pernambuco, São Paulo, Ceará e Minas Gerais ainda não assumiram o serviço, por alegar dificuldades para cumprir a determinação e se responsabilizar pela implantação, expansão, instalações, manutenção e consumo de energia, em vista que  a  Celpe não está cumprindo as regras para a transferência de ativos de iluminação pública, vários pontos de IP estão com seus equipamentos danificados e com índice de falha acima dos aceitáveis.

A Federação dos Engenheiros,  formalizou  em 05 de Janeiro do corrente ano uma denúncia junto a Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, informando que  os municípios têm se deparado com o abandono do serviço pelas distribuidoras de energia elétrica o que deixa o parque de iluminação pública completamente sucateado.  

A Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE , está junto aos municípios  promovendo uma ação na justiça contra a concessionária Companhia Energética de Pernambuco - Celpe, em defesa do erário público e articulou com a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco  uma audiência pública que aconteceu no dia 25 de março, por ocasião do 2º Congresso Pernambucano de Municípios.