quarta-feira, 15 de abril de 2015

Capacitação para os Agricultores da Unidade Produtiva São Judas Tadeu

Agricultores Familiares da Associação dos Agricultores da Unidade Produtiva São Judas Tadeu que são Beneficiários do Programa Nacional de Credito Fundiário, participaram de capacitação para definir a utilização dos recursos do Subprojeto de infraestrutura comunitária - SIC .
O Programa Nacional de Crédito Fundiário além de atender os agricultores com Terra, dispõe de recursos para infraestrutura comunitária que servirá para projetos que atendam os agricultores de forma coletiva, estes recursos não são reembolsáveis, ou seja, os agricultores não vão pagar por eles. Para a infraestrutura da Unidade Produtiva São Judas Tadeu os agricultores dispõem de aproximadamente R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais).
Para utilizar os recursos do SIC é exigência do Programa que se faça uma capacitação focada em associativismo, prestação de contas e utilização dos recursos, além de fazer diagnóstico participativo observando-se os pontos fortes e fracos da propriedade, as oportunidades e as ameaças que podem ajudar ou atrapalhar o desenvolvimento do projeto.




Atendendo as exigências do Programa a Secretaria de Agricultura e Pecuária realizou a capacitação onde trabalhou método participativo utilizando a Matriz FOFA, para identificar os potenciais agropecuários da propriedade além de ver as fraquezas e ameaças. Também utilizou dinâmicas de grupo para mostrar a importância da união de todos em prol de um objetivo comum que é a melhoria da qualidade de vida de todos.


Nos trabalhos os agricultores puderam colocar no papel os seus anseios e sonhos, ou seja o que pretendiam produzir e fazer nos seus terrenos. Com esta metodologia de trabalho as próprias famílias definiram as prioridades dos projetos a serem implantados na Unidade Produtiva São Judas Tadeu. Foram eleitos projetos como: Moradia, rede de distribuição de água, projeto de irrigação para produção de milho, sorgo, capim, Construção de barragens, construção de cerca, plantio de palma, aquisição de novilhas para a produção de leite, Criação de cabras e ovelhas e o projeto de mecanização agrícola com aquisição de trator com implementos.



Alem dos recursos do SIC cada agricultor tem direito a 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para infraestrutura produtiva de suas propriedades e R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) para assistência técnica que vai acompanhar o projeto por cinco anos.
Graças a estruturação da Secretaria de Agricultura e Pecuária que visa dar acompanhamento técnico aos agricultores do município, esta capacitação foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo, Evanduir Neri , pelo Técnico em agropecuária, Júlio César da Silva Pontes e pelo Assessor, Josenildo Lucena.