sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Escola Municipal Padre José de Anchieta realiza Show Cívico em alusão aos 193 anos de Independência do Brasil


Aconteceu na tarde de quinta-feira (03) no palco da casa de shows de Mateus Vieira um evento  em comemoração dos 193 anos de Independência do Brasil. A Escola Municipal Padre José de Anchieta apresentou um Show Cívico intitulado “Nordeste de canto a canto” fazendo alusão aos Estados do Nordeste e suas riquezas culturais, destacando a maestria dos poetas Jessier Quirino e Ariano Suassuna, proporcionando aos presentes uma viagem cultural de canto a canto dessa região rica e sedutora.

A solenidade foi iniciada com a execução  dos hinos, nacional, estadual e municipal


E contou com as presenças da Secretária de Educação, Primeira Dama Eva Casé, Secretários José Pereira Coelho e João Batista, Diretora de Cultura Anália Arruda, equipe da SEDUC,  Conselho Tutelar, e grande público.

Prosseguindo, a Diretora Pricila de Assis Lima, assistida pela vice Adilma Moscoso, fez a apresentação do Show cumprindo o roteiro a seguir:
Alunos Paulo e Wanderline recitaram um cordel de abertura, de autoria de Marcelo Assis e Maria Valdigreice
Estado de Alagoas - Dança do Coco pela turma do segundo ano
A aluna Wemilly 8º ano recitou o poema "Conversa de Manicure"de Jessier Quirino

Estado da Bahia - Canto da Sereia, Jardim I e II . Valéria do 6º ano recitou o poema "A mulher e o rei" de Ariano Suassuna
Estado do Ceará - Peneirado do xerém 6º ao 9º anos.  Michele 6º ano recitou o poema "Aqui morava um rei, de Ariano Suassuna.
Estado do Maranhão -  Boi Bumbá, turma do 1º ano. Rosângela 6º ano recitou o poema "O mundo do Sertão de Ariano Suassuna.
Estado da Paraíba - Quadrilha turma do 5º ano. Beatriz 6º ano recitou o poema "Netuno" de Ariano Suassuna.
Estado de Pernambuco - Frevo, alunos dos  5º, 6º, 7º e 8º anos. Mariana 6 ano recitou o poema "Lua de tapioca" de Jessier Quirino.
Estado do Piauí -  Dança da Marujada alunos do 4º ano. Mayara do 7° ano recitou o poema "Voltando para o nordeste"  de Jessier Quirino.
Estado de Sergipe - Forró Pé de Serra alunos do 3º ano. 
Estado do Rio Grande do Norte - Embolada com Paulo e Vinícius 7º e 5° anos. Janaína 6 ano recitou o poema "O amor e a morte" de Ariano Suassuna



O Auto da Compadecida - Peça de Ariano Suassuna, encenada pelos alunos dos 6º, 7º e 8º anos.
Secretária Ilka Paloma,  Diretora Pricila e parte dos 42 funcionários que compõe as equipes gestora, pedagógica e administrativa da Escola Municipal Pe. José de Anchieta.
A Secretária Ilka Paloma destacou em sua fala: A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia politica, e nesse 03 de setembro foi a vez da Escola Municipal Padre José de Anchieta, através da sua comunidade escolar reverenciar a nossa Pátria com muita competência e brilhantismo. Uma tarde marcada por muito envolvimento, carinho, compromisso e comprometimento vindo de todos... Nossos agradecimentos a todos que compõem esta grande Instituição de Ensino.

Quadra coberta está sendo construída em frente a escola

A Secretária adiantou que a reunião cívica do  próximo ano será realizada na quadra de esportes que está sendo construída em frente à escola, e citou vários avanços significativos implantados na educação, e em particular naquela comunidade, como o prédio da escola, o ar condicionado  para  as turmas do infantil, dois ônibus escolares, a nucleação escolar, o mais educação, a educação inclusiva, o atendimento domiciliar,  o fornecimento da merenda adquirida na própria comunidade, e o terceiro lugar no ranking de ensino aprendizagem. 


Com informações da Direção da Escola e da SEDUC.