quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O município de Taquaritinga do Norte sediou encontro dos Conselhos Municipais de Educação(CMEs) e UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Pernambuco

Aconteceu na manhã de quinta-feira (30) na Câmara de Vereadores, um encontro com representantes da UNCME-PE  União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Pernambuco e de CMEs- Conselhos Municipais de Educação dos seguintes  municípios Taquaritinga do Norte,  Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Agrestina e Caruaru.

O encontro objetivou o fortalecimento da educação e dos Conselhos Municipais, pensando e idealizando políticas públicas para a Educação de nossa região.


A Secretária de Educação Ilka Paloma deu as boas vindas a todos e compôs a mesa com a Presidente do Conselho local Maria Leíce de Lima Nunes, o Coordenador da UNCME, os representantes dos Conselhos das cidades visitantes, os Vereadores Gilson Carlos e Rogéria Coelho, e a Diretora de Cultura Anália Arruda. E registrou a presença da primeira dama Eva Casé.



Após a execução dos hinos, aconteceram apresentações culturais da Escolas Municipais Padre José de Anchieta de Mateus Vieira e do Ginásio Experimental Severino Pereira da Silva.

Confira algumas imagens:

A dança do côco - Alunos da E. M. Pe. José de Anchieta
Boi Bumbá - Alunos da E.M. Pe. José de Anchieta

O Auto da Compadecida - Alunos do Ginásio Experimental
Ao final das apresentações o Vereador Gilson Carlos falou da importância do evento
Maria Leíce de Lima Nunes - Presidente do Conselho Municipal de Educação abriu a parte formal do encontro
Manuel Messias S. Souza – Coordenador da UNCME-PE

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, é uma entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, foi criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentiva e orientar a criação e funcionamento dos conselhos, pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

Defende a concepção de Conselhos de Educação como órgãos de Estado, de participação, representatividade e controle social, com caráter plural, desenvolvendo ações de formação, assessoramento e intercâmbio entre os Conselhos dos diversos municípios brasileiros


Coube portanto ao Coordenador Manuel Messias fazer uma explanação, na qual destacou a importância da difícil missão do conselho em garantir que a educação funcione como deve ser, dando enfase ao princípio da gestão democrática  na educação onde o coletivo constrói em prol de uma comunidade e para o bem dela. E com muita propriedade abordou vários aspectos da atuação dos conselhos e oportunizou a todos se manifestarem numa rica troca de experiências que resultou em um encontro produtivo e muito proveitoso..










Para quem assistiu a reunião ficou a ideia de que com os diversos segmentos da comunidade nele representados, o Conselho Municipal de Educação pode ser o braço direito dos gestores municipais para melhorar a qualidade do ensino.